terça-feira, 20 de julho de 2010

Resenha - O Efeito Sombra


"Imagine que existe uma parte em cada ser humano esperando ser descoberta e que tem o poder de nos ensinar, treinar e guiar para que alcancemos força, criatividade, brilho e felicidade. Imagine que tudo o que você deseja está a seu alcanse, esperando se reconhecido, ouvido e abraçado. No entanto, essa parte não é paciente e, quando ignorada, pode sabotar nossas vidas, destruir nossas relações, eliminar nosso espírito e nos manter longe de nossos sonhos.


Então, o que é essa parte misteriosa escondida nas profundesas de nossas consciências?



ESSA É A SOMBRA HUMANA.
"





Bem, na verdade nunca me senti interessado em autoajuda; para ser sincero sempre achei o termo autoajuda muito presunçoso. Como um estranho poderia ajudar uma pessoa a si ajudar através de palavras difíceis compiladas num livro?

Meu primeiro contato com a autoajuda foi através de um documentário — O Segredo, baseado no livro homônimo de Rhonda Byrne — que fora indicado por uma terapeuta quando minha família passava por um imenso e doloroso problema. Como sempre fui cético no começo me comportei inerte, mas, depois, vi que a autoajuda não era uma presunção, muito menos uma irrealidade. Segui os passos estabelecidos pelo filme para alcançar certos desejos. E prossegui na minha vida distante de títulos de autoajuda, mas, agora, menos cético em relação a eles.

Quando soube que receberia O Efeito Sombra me animei, pois já havia lido sobre o título e, se tratando de um livro assinado por um dos maiores mestres espirituais mundiais como é Deepak Chopra, não podia esperar não surpreender-me.

Comecei a lê-lo, deixando de lado dois outros títulos, com a intenção de acabá-lo para fazer sua resenha, por se tratar de uma recente parceria da Lua de Papel com o blog não quis decepcioná-los com uma resposta tardia referente ao livro. Mas, essa leitura que, inicialmente, era para ser automática se tornou prazerosa e dotada de conhecimento. O livro não foge da sua inicial intenção de nos mostrar o caminho para encontrarmos o “PODER ESCONDIDO NA NOSSA VERDADE”.

Com suas listas indispensáveis, Deepak Chopra nos mostra maneiras de pararmos de nos refugiar e enfrentar e conhecer nossa Sombra, nos mostrando isso de maneira bem sucinta e elucidamente mestre.

Debbie Ford mostra-nos sua própria experiência com a sombra e como a enfrentou. Também nos dá exemplos de como ela aje e de onde a encontramos. Debbie reflete também sobre a Projeção, assunto que já fora tratado por Chopra, que ela nos explica de maneira mais inteligível. Fiquei, pessoalmente falando, fascinado pela Projeção já que identifiquei que ela está presente na minha vida e é um dos maiores males do mundo — acredito que maior que a Sombra em si.

Marianne Williamson finaliza nos mostrando maneira de nos conectarmos com essa sombra e como não devemos agir. Simples soluções são capazes de combater o self sombrio que nos toma através de pequenos acontecimentos.

Além de pontos por trazer um título de tamanha magnitude para nosso país, a Leya Brasil, com a Lua de Papel, merece pontos pela maravilhosa impressão e acabamento. Resistente e bonito. Para que ele perdure por muito tempo em nossos bolsos, mochilas e bolsas femininas já que sempre o teremos próximo a nós, lendo e relendo para alcançarmos a plenitude dos ensinamentos trazidos por ele.

A única coisa não me satisfez foi utilização de ­self — o eu interior — já que ele está presente em partes cruciais do texto e uma pessoa que não tenha qualquer entendimento em inglês pode não alcançar o que os autores queriam elucidar nesses momentos. Um ponto a se pensar numa futura reedição, que pode ser próxima ao sucesso merecido do livro.



Resenha por: Maicon Z. Vollzin


Um comentário:

  1. Obrigado pela resenha, estava querendo comprar este livro e tirou a minha dúvida.
    ps.: "alcanse" é com "c" (na citação do começo, hehe)

    ResponderExcluir