sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Entrevista com Claudia Gray

Para comemorar o lançamento de Névoa do Tempo, pela editora Planeta, trazemos uma entrevista com a autora Claudia Gray. Espero que curtam!

~~


TUDO EM LIVROS – Como você se tornou uma escritora? Tratava-se de um sonho?
 CLAUDIA GRAY – Sim, eu sempre tive a esperança de me tornar uma escritora. No entanto, eu segui diversas outras carreiras antes, incluindo direito e jornalismo. Demorou muito tempo para ter confiança no meu trabalho para ir atrás de ser publicada. Muito tempo, mesmo!

TeL – O que você tinha em mente quando escolheu escrever sobre vampiros? Você já tinha ouvido ou lido algo sobre eles antes?
GRAY – Ah, com certeza — eu sempre fui fascinada por vampiros, lobisomens e outras criaturas assustadoras. Eu diria que já li vários livros sobre vampiros durante a minha vida, e eu fui uma grande fã da série televisiva “Angel” em particular.

TeL – Você acha que House of Night tem similaridades com Noite Eterna, já que ambas contam história que se desenvolvem em escolas para vampiros, ou são mundos e formas diferentes de falar sobre o mesmo tema?
 GRAY – Eu nunca li House of Night, mas eu sei que existem mais livros sobre escolas vapíricas, como Academia dos Vampiros, Blue Bloods, Vamps, etc. Felizmente eu penso que todos nós tratamos as diferentes formas de desenvolver a ideia.

TeL – Livros que falam sobre adolescentes com temas sobrenaturais estão se tornando rapidamente bestsellers. Você acha que os adolescentes estão se identificando mais com as estórias devido as dimensões de venda que esse tipo de livro vem tendo?
GRAY – Evidentemente que o sobrenatural e a fantasia vêm tendo um grande boom cultural no momento. Há, provavelmente, diferentes razões para se desfrutar desses temas já que existem leitores. Mas a teoria pessoal é que nós cada vez mais temos dificuldade de admitir nossas vulnerabilidades, então nós apresentamos os chamados “monstros” dentro de nossas estórias como um metáfora para o medos reais que negamos ter. 
     
TeL – Seus livros, no Brasil, estão tomando espaço entre os milhares de fãs dos vampiros de Crepúsculo e fãs das aventuras de Percy Jackson que permanecem nas listas de bestsellers por diversas semanas. O que você tem a dizer sobre isto?
Maravilha! Eles são ótimos companheiros.

TeL – A tradutora que está responsável pela tradução da série também é conhecida por escrever livros sobre vampiros que talvez isso pode ajudar na sucesso que a série vem apresentando aqui no Brasil?
GRAY – Sinto não saber nada sobre a tradução: eles nunca contam aos escritores sobres essa parte do trabalho. Mas eu sou grata a todos os tradutores que tem trabalhado nos livros. Quando estava em Madrid no começo do mês, eu gostaria ter encontrado a tradutora da edição espanhola e agradecê-la,mas não tive sorte. Talvez na próxima vez!
 
TeL – Agora gostaríamos de saber sobre o mundo YA. Você lê livros de outros autores do gênero? Tem alguma indicação?
GRAY – Eu leio outros livros YA, de qualquer forma eu tento ler todos os gêneros. Há pouco tempo li Sussurro por Becca Fitzpatrick e LOW RED por Ivy Devlin. Eu li as séries paranormais YA de Kelley Armstrong o que se acha de melhor por aí, e, em termos de ficção realística, sou grande fã dos livros de Elizabeth Scott.

TeL – Nós agradecemos muito por esta entrevista. Poderia deixar uma mensagem para seus fãs do Brasil que roem unhas ansiando seus próximos lançamentos aqui e que amam sua escrita?
GRAY – Agradeço muito a todos pelo apoio! Eu sonho ir para o Brasil algum dia para encontrar alguns de vocês, e estou muito feliz de saber que vocês gostam dos livros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário