domingo, 28 de novembro de 2010

Resenha Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas



Imagine toda a magia de contos de fadas, fundida a um enredo encantador e uma primorosa narração. Acrescente um pouco de suspense, ponha tudo dentro de um livro e você chegará perto de uma das mais primorosas séries já escritas no Brasil, Dragões de Éter.

A triologia, escrita por Raphael Draccon, teve seu primeiro livro, Caçadores de Bruxas originalmente lançados em 2007, pela Planeta, mas relançado em 2010 pela LeYa, em uma edição revista e ampliada, com um exclusivo material extra.

Caçadores de Bruxas apresenta durante toda a narrativa releituras dos mais diversos contos de fadas, de João e Maria à Chapeuzinho Vermelho. O mais interessante talvez seja a ligação que o autor conseguiu fazer entre estes contos de uma maneira tão incrivelmente aceitável.

A história se passa em Nova Ether, mais especificadamente no Reino de Arzallum. Governado por sua vez por Primo Branford, o maior Rei de toda a história. Rei Primo assumiu o poder após ser um grande líder na caça às bruxas, onde a maioria das magas brancas e negras foram aniquiladas.

Após um longo período de paz e prosperidade, mistérios envolvem a família real e ao mesmo tempo um mito dos mares, cujo todos pensavam estar morto ressurge, com um assustador sucessor, que fará tudo pela vida do pai. E mudará o mundo...

Quando abri o livro, esperava tal qual o Eduardo Spohr, encontrar um livro sobre dragões, num estilo Senhor dos Anéis. Estava totalmente errado. Caçadores de Bruxas vai muito além disso. Raphael Draccon desenrola a história com uma narrativa leve e de fácil entendimento. Durante alguns momentos você tem mesmo a impressão de estar em uma taverna de Nova Ether, ouvindo a história da boca de um velho bardo, sem conseguir parar de ouvi-lo falar.

Ao passar dos capítulos, no mesmo tempo em que as personagens amadurecem, novos e intrigantes são introduzidos. Estes por sua vez, vão desde simples conselheiros, que muito deviam fazer e nem sempre fazem à condenados que dão sua vida pelo bem reino.

Enfim, aconselho a todos aqueles que queiram mergulhar de cabeça num mundo fantástico, a entrarem no barco e seguir viagem a tão sedutora Nova Ether... Mas cuidado, grandes perigos nos esperam, e eles não acabam com uma caça à bruxas... Afinal Corações de Neve nos espera!

Um comentário: