terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RESENHA: HALO – Alexandra Adornetto



HALO OS ANJOS DESCOBREM O DESEJO
Autor:  Alexandra Adornetto
Tradução: Adalgisa Campos da Silva e Regina Lyra
Ano: 2010
Número de Páginas: 472
Editora:Agir



SINOPSE: Três anjos são enviados à Terra com planos de se misturarem aos humanos para assegurar a paz e trazer a bondade : Gabriel, o Herói de Deus, um antigo guerreiro que se disfarça de professor de música; Ivy, serafim abençoada com poderes de cura; e Bethany, a mais nova e inexperiente do grupo, enviada como uma jovem estudante para aprender sobre a humanidade. Após Bethany se encantar com a vida humana, ela começa a viver todas as experiências de uma adolescente normal, até se apaixonar por um rapaz e colocar toda a missão em risco. As forças do mal se aproveitarão dessa situação para pôr seus planos malignos em prática. Um romance de tirar o fôlego, que responderá a pergunta : será que o amor é forte o suficiente para vencer as forças do mal? 

~~~~

Halo trás a história dos anjos Bethany, Yvy e Gabriel que foram enviados para a Terra em uma missão contra as forças do mal. O que difere um pouco do padrão anjo caído apresentado nos diversos lançamentos atuais. Alexandra Adornetto — de apenas dezoito anos — tem uma escrita mestre e sábia; sendo uma das mais inteligentes que li, até mesmo comparada a qualquer outro autor mais velho e/ou consagrado.

O local onde ocorre a história é um pouco diferente dos demais YA, o que torna um diferencial positivo. Mas o high school está, mas não irrita.

Os anjos estão em uma missão na Terra — a qual não é muito explicita e se arrasta sem graça ou grande participação na história até quase o final. Bethany, a mais jovem e inexperiente dos anjos, sempre está ponderando sobre não ser capaz de cumprir tal missão por causa disso e daquilo, e como seus atos estão atrapalhando seus irmãos no cumprimento da mesma; o que chega a ser um pouco excessivo e desnecessário.

Uma das coisas que mais chamou minha atenção nesse livro foram as descrições de lugares e emoções que a autora faz perfeitamente. Alexandra demonstra ser uma grande conhecedora de arquitetura e literatura e trás figuras de linguagem muito boas.

Ouvi na rede alguém comentando que a personagem principal de Fallen devia ser parente da Bella (Crepúsculo) por dar um chiliques parecidos; se for assim Bethany é o espírito de Bella reencarnado (se ela tivesse morrido toda amargurada em Lua Nova). Ela não é assim o livro inteiro, mas tem partes “déjà vu-váticas”. Mas não chega a ser chateador, apenas faz você se perguntar por que não fizeram o seguinte comentário: “Quem gostou de Crepúsculo vai adorar Halo.” Já que ele foi distribuído por diversos livros sobrenaturais YA que nem tinham nada em comum com o estrondoso bestseller de Stephenie Meyer, o que não é o caso de Halo.

O livro tem um arremate surpreendente (meio que você podia prevê-lo, mas surpreendeu) e deixa você curioso por demais para saber do que se tratará o próximo livro (Hades). Halo pode ter me deixado com raiva em alguns momentos, dado vontade de fuzilar alguns personagens e até autora por algumas decisões na história — como Ivy e Gabriel serem meio burros perante “agentes das sombras”, e pela Bethany poder fazer algumas coisas que anjos bons, sérios e católicos nunca fariam, e não ter nenhum problema por isso —; mas é uma narrativa bem centrada e escrita. Não vejo a hora de ver a data para o segundo volume revelada, não poderei perder.

Este é um livro sublime, com uma história calma e que fará você se enfeitiçar pelos anjos bons criados por Alexandra Adornetto. Impossível de perder.
 

3 comentários:

  1. Então, eu meio que me irritei no começo, um livro cheio de mimimis rs romântico demais e descritivo ao extremo.Mas aí percebi de um certo modo q seria necessário todo o rodeio. Pena que Halo foi tomando fôlego quase no fim desse primeiro volume.Mas confesso que Halo me surpreendeu e me deixou curiosa com aquele bilhetinho que Bethany leu no final. Acho que no próximo volume a coisa vai pegar fogo mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Existem tantas opiniões divergentes sobre Halo que ainda nem tive coragem de ler. Um livro de amor e ódio (alguns leitores amaram outros ficaram decepcionadíssimos).

    ...e enquanto isso tá lá na estante só esperando o seu momento de ser aberto e desvendado...

    Li Fallen, esperava mais dele, e espero q Halo tenha mais aventura, suspense, cenas q te fazem perder o fôlego.

    Bom não posso mais adiar esta leitura.

    ResponderExcluir
  3. eu também achei muito cheio de detalhes, mas compreendi que Beth estava sentindo tudo pela primeira vez, é uma história bonita, mas espero que o segundo Hades venha com mais aventuras! Não vejo a hora de chegar o meu....

    ResponderExcluir