terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Resenha: Selva Brasil - Roberto de Sousa Causo

Selva Brasil
Autor: Roberto de Sousa Causo
Ano: 2010
Número de Páginas: 112
Editora: Draco

Esta é uma história alternativa que imagina como seria o Brasil vinte anos depois da invasão militar brasileira das Guianas, na Fronteira Norte, segundo os planos do Presidente Jânio Quadros. Simultaneamente, a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul. Contudo, uma coalizão formada pelos países atingidos pela ação militar brasileira - Inglaterra, França e Holanda - e os Estados Unidos contra atacaram e empurraram os soldados brasileiros de volta, ficando com um pedaço da Amazônia Brasileira. Desde então um conflito se instalou permanente na região, com o Brasil e aliados latino-americanos lutando para retomar o território perdido e manter sob controle uma guerrilha patrocinada por aqueles países do Primeiro Mundo. 'Selva Brasil' acompanha um grupo de soldados que - ao seguir para um ponto anônimo do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa, onde devem substituir outra unidade do Exército Brasileiro - se depara com desertores e com um plano secreto para romper as regras de engajamento que limitam o conflito na região. Ao mesmo tempo, esses homens são confrontados com um estranho experimento militar que, indo além dos parâmetros do seu projeto, pode ter aberto um portal entre essa realidade paralela e a nossa. 


Algum Lugar no Amapá, Setembro de 1993.

Mas este Brasil está longe de ser o que conhecemos. Selva Brasil imagina como seria o Brasil vinte anos depois de uma tentativa de invasão militar nas Guianas, durante o governo do presidente Jânio Quadros. É neste cenário de guerra que somos inseridos ao lermos o ficção-científica de Roberto de Sousa Causo.

Amparado por uma pesquisa muita cuidadosa, Causo é capaz de ilustrar perfeitamente esse ambiente alternativo, explorando tanto a caracterização política, quanto física. Percebe-se durante toda a narrativa, o cuidado do autor ao citar os nomes das armas usadas, que depois no “Glossário” são detalhadamente explicadas, além é claro, da criação de um cenário mundial ligeiramente diferente do nosso.

Narrado em terceira pessoa, Selva Brasil acompanha um grupo de soldados, - entre eles “Roberto de SouZa Causo” – que acabam descobrindo um estranho experimento, provável responsável por abrir um portal entre a realidade deles e a nossa.


Instigante e surpreendente, a narrativa de Causo inseri-nos cada vez mais rapidamente na história, a ponto de que ao terminar o livro você se pergunta: Já?

A Draco apresenta-nos um alto de nível de edição, com uma arte cuidadosamente produzida. A revisão é impecável e a capa criada por Erick Sama ilustra perfeitamente a ideia do livro. A narração de Roberto de Sousa Causo cumpre com dignidade a proposta feita, de ser uma narração a partir de uma gravação de áudio. Talvez por isso existam vários elementos da nossa oralidade, que acabam por conferir uma maior aproximação do leitor ao livro.

Por fim, gostaria de dizer que Selva Brasil muito me surpreendeu e instigou e espero que caso você tenha a oportunidade de lê-lo sinta a mesma fascinação que eu senti ao viajar à terras tão distantes e, ao mesmo tempo tão próximas!


Igor Santos.


Um comentário:

  1. Eu realmente preciso ler esse livro. Já precisava antes, mas a resenha só me animou ainda mais. A capa é linda e a história parece ser fantástica!

    ResponderExcluir