sexta-feira, 29 de julho de 2011

Autêntica se transforma em grupo editorial

Criada em 1997, focada em publicações acadêmicas, a Autêntica Editoria diversificou-se em quase 15 anos de atividade. Agora, ganha investimentos importantes em novos segmentos, como literatura de ficção, obras de curiosidades, e histórias em quadrinhos, dando maior autonomia a eles no Grupo Editorial Autêntica, que vai contar com a Autêntica Editora, Editora Gutenberg e Editora Nemo. Segundo a diretora-executiva do Grupo, eles pretendem lançar dos clássicos às obras mais inovadoras, mantendo sempre o foco na qualidade e relevância das obras e autores.

O carro-chefe do grupo continua sendo a Autêntica, que já tem cerca de 500 publicações. A coordenação fica à cargo da própria diretora-executiva, Rejane, sendo que o selo infantil, que existe desde 2008, será dirigido por Sonia Junqueira.

Em busca de novos públicos, a Gutenberg foi criada em 2003, e conta atualmente com cerca de 50 títulos. A editora fica sob a responsabilidade de Gabriela Nascimento, que deverá expandir seu catálogo, já trazendo em 2011 novidades como a nova série de Paula Pimenta, Minha Vida Fora de Série. A autora é digna de nota pela sua série de sucesso Fazendo meu Filme, que terá seu quarto e último volume lançado este ano. Entre as prioridades para os próximos anos estão o apoio à literatura fantástica nacional, com a publicação de escritores brasileiros, e investimentos no segmento Young Adult e na literatura infantil. A editora pretende já no próximo ano lançar cerca de 40 títulos, de fevereiro à novembro, sendo quatro por mês (02 de ficção e 02 de não-ficção).

Sem descuidar das demais áreas de atuação, a maior empreitada do Grupo neste ano serão os quadrinhos. Para tal forma de arte, chega ao mercado a Editora Nemo. A proposta da nova marca é reunir nomes mundialmente consagrados das HQs e autores contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que farão parte da Nemo, estão Jean Giraud, francês reconhecido sob o pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, autor do clássico personagem Corto Maltese, o também francês Jacques Tardi, autor de HQs como Era a Guerra de Trincheiras, e o franco-sérvio Enki Bilal, autor de obas como A Trilogia Nikopol, que foi adaptada par o cinema no longa Immortel ad Vitam, além de vários talentos dos quadrinhos brasileiros. A Editora Nemo será coordenada por Welligton Srberk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário