quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tudo em Livros entrevista Georgette Silen


Georgette Silen é natural de Caçapava, SP, arte-educadora, professora de teatro e escritora. Como escritora, iniciou profissionalmente em 2009, participando de coletâneas, sempre no gênero que mais a inspira: a Literatura Fantástica. 

Muito gentil, aceitou ter uma breve conversa com o Tudo em Livros, que segue abaixo:

Tudo em Livros – Georgette, primeiramente o Tudo em Livros agradece a oportunidade de entrevistá-la. Para começar, você poderia citar os principais desafios do início de sua carreira literária?

R: Olá, Tudo em Livros! É um prazer responder essa entrevista para o blog. O início do meu trabalho com a escrita veio através da prática teatral. Eu era a escritora de todas as peças dos grupos em que me apresentava, e isso foi um grande estímulo. Da escrita dramática para a narrativa foi um processo de transição bem natural, e que me fez ver o papel de contadora de histórias que a vida me reservou. Quando você define o que deseja para sua vida, o resto é consequência. Acho que o maior desafio sempre foi conciliar a escrita com outras práticas profissionais, aquelas que “pagam as contas”. Mas não me queixo, pelo contrário. Tudo tem seu tempo e razão de ser.

Tudo em Livros – Seu trabalho de mais destaque é, sem dúvida, a série Lázarus. Qual o próximo lançamento para a série?

R: Lázarus foi o pontapé na carreira literária, o livro que me jogou na mão dos leitores e que me traz muito retorno de mensagens e e-mails. O primeiro volume foi publicado em 2010, numa edição de outra editora, e em 2013 ele teve uma nova edição pela Giz Editorial, que agora é a casa da série. Também em 2013 a Giz lançou a continuação de Lázarus, Panaceia, e para 2014 está previsto o lançamento de Nênia, o terceiro volume. Para aqueles que acompanham a série, só posso dizer que muitas surpresas e reviravoltas virão.

Tudo em Livros – Sua produção é muito vasta e vai desde vampiros até súcubos. Como conciliar a escrita de histórias com criaturas tão variadas?

R: Eu gosto de fantasia e seres fantásticos. Para mim, criar sobre vampiros, duendes, dragões, e outras criaturas é muito prazeroso, e por isso mesmo eu transito entre elas com alegria e olhos brilhantes. Talvez venha daí a facilidade com a qual eu lido com diferentes universos: a curiosidade que nunca me abandona.

Tudo em Livros – Além de romances, você é autora de inúmeros contos. O que mais lhe motiva no momento – a escrita de romances ou contos?

R: Nesse momento eu estou focada em projetos solo, tanto de romances como livros de contos e novelas. Mas sempre aparecem convites interessantes para antologias, e se eu tiver tempo disponível para poder contribuir com esses projetos, claro que farei. Afinal, é um prazer a mais para mim saber que uma história que escrevi estará nas mãos de mais leitores.

Tudo em Livros – O que diria para um autor iniciante que deseja publicar seu primeiro livro?

R: Calma, paciência, controle a ansiedade. E trabalho, muito trabalho. Com dizia Pablo Picasso, “inspiração existe sim, mas se você não estiver trabalhando, ela não poderá encontrá-lo.”

Tudo em Livros – Como tem sido seu contato com fãs por eventos em todo Brasil?

R: Adorável! Conversar com leitores é sempre muito bom. É um carinho imenso o que eles me dão, e tento retribuir com a mesma quantidade e qualidade através do meu trabalho.

Tudo em Livros – O Tudo em Livros agradece muito a oportunidade da entrevista e deixa esse espaço aberto para considerações finais.

R: Eu agradeço pelo espaço para a entrevista. E gostaria de dizer a todos que podemos continuar esse papo comigo através dos meus contatos nas redes sociais:
Blog: georgettesilen.blogspot.com
Facebook: georgettesilen.silen
Twitter: @georgettesilen
Grande abraço a todos!

Lázarus - Volume 1
Editora: Giz Editorial
Páginas: 528
Compre: Livraria Cultura

Panaceia - Volume 2
Editora: Giz Editorial
Páginas: 632
Compre: 
Livraria Cultura

O Cântico do Súcubo
Editora: Buriti
Páginas: 68
Compre: 
Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário